O SETCESUL há 29 anos é a entidade que representa o segmento de Transporte de Cargas e Logística na Região Sul do RS. Sua atuação compreende as atribuições nas Negociações Coletivas do Trabalho para todas as categorias que se envolvem com o transporte rodoviário de cargas em sua base territorial. A Entidade conta com uma estrutura de salas para reuniões e recepção, equipe de suporte e consultorias na área jurídica e de engenharia química, disponível para seus sócios e à comunidade do Transporte, em excelente localização na zona central de Pelotas.


O Sindicato marca sua atuação por uma permanente interlocução com os órgãos públicos, em todas as instâncias necessárias. Na cidade de Pelotas, por exemplo, definiu a participação dos caminhões nos novos conceitos de mobilidade urbana, com destacado protagonismo na elaboração do Projeto de Lei Municipal que regulamentou o estacionamento rotativo no município da cidade.


O SETCESUL está desenvolvendo um trabalho com as autoridades municipais de Pelotas visando à implantação de uma Plataforma Logística (Porto Seco) que oportunize uma localização estratégica para as operações logísticas da cidade e da Região Sul, dinamizando serviços e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.

Na área de infraestrutura o Sindicato tem trabalhado em todos os níveis para modificar o sistema de cobrança de pedágio que opera no Sul do RS, com o objetivo de estabelecer economia e eficiência ao modelo de privatização de rodovias federais que cercam a cidade de Pelotas, com efeito irradiador em toda a Região.

O SETCESUL é um dos 13 Sindicatos que formam a FETRANSUL – Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no RS. Participa de suas iniciativas, reuniões estaduais e tem assento no Conselho Regional do SEST SENAT do RS, levando a posição dos empresários do Sul do RS para todos os eventos estaduais.